Existe um nome sujo, ou seja, com restrições no SPC e Serasa, o que ocorre quando os titulares de CPF atrasam uma dívida e não conseguem pagar suas contas dentro do prazo estipulado.
O atraso no pagamento de algumas dívidas deixa o brasileiro na dúvida sobre quais penalidades isso pode acarretar em sua vida pessoal e financeira. Muitos até consideram a possibilidade de serem presos por não pagarem a fatura do cartão de crédito. Mas a lei prevê essa forma de punição para os devedores? Descubra abaixo!
É possível ser preso por não pagar a fatura do cartão de crédito?
Geralmente a primeira coisa que acontece quando uma fatura de cartão de crédito está vencida é um número negativo. Nesse caso, o devedor tem nome sujo e é difícil conseguir crédito e financiamento em outros serviços bancários.
Em geral, os bancos não normalmente exigem cobrança judicial para esse tipo de dívida, e é improvável que uma pessoa seja presa por falta de pagamento. Além disso, não há brecha no Código Penal que permita o não pagamento de uma fatura de cartão de crédito resultando em prisão. A detenção é comum quando a pensão alimentícia não é paga ou quando a pessoa está envolvida em atos criminosos.
Em poucas palavras: pessoas que não pagam pagar suas contas de cartão não são pegos, mas certamente têm dificuldade em conseguir outros produtos financeiros, como aumento de limite de cartão, patrocínios e crédito aceito. pré-aprovação para empréstimos.
Uma dívida pode desaparecer após 5 anos?
De acordo com o Código Civil, após cinco anos do sinistro, a instituição financeira, empresa de negociação de crédito ou cobrador de dívidas não é mais recuperável. De fato, após esse prazo, o CPF e o nome do devedor será excluído das bases de dados, como Serasa e Serviços de Proteção ao Crédito (SPC).
Não há um prazo específico para uma empresa registrar o nome do devedor junto aos órgãos de proteção. Os dados do devedor são inseridos manualmente e o credor decide quantos dias a dívida pode permanecer aberto antes que ele ou ela fique negativo.
