O Auxílio Brasil é um dos programas sociais que atende aproximadamente vinte e um milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Diante do alto número de famílias recebendo benefício está circulando notícias que o governo Lula pretende fazer um grande pente fino no auxílio Brasil para o próximo ano e que muitos devem ser cortados.
Uma das ideias do novo governo é que aconteça uma verificação periódica mais minuciosa dos dados dos beneficiários do Auxílio Brasil para garantir que as famílias que estão recebendo o benefício realmente sejam aquelas em situação pobreza ou extrema pobreza. Segundo o portal Uol a avaliação dos especialistas é que pode haver muitos dados inconsistentes principalmente nas concessões individuais, ou seja, nas chamadas famílias unipessoais.
Nas famílias unipessoais são aquelas formadas por uma que mora sozinha que não possui nenhum dependente nos dados do Cadastro Único. No último ano a quantidade de famílias unipessoais cadastradas no Cadastro Único teve um aumento drástico em agosto cerca de cinco vírgula três milhões de pessoas alegaram estar nessa condição
O Ministério da Cidadania já deu início aos procedimentos de verificação para compreender as razões do aumento das famílias unipessoais informando que todas as famílias cadastradas no Cadastro Único serão avaliadas em parceria com a data prévia. A principal preocupação da equipe de transição sido a qualidade dos cadastros no Cadastro Único.
Já que existe a probabilidade de algumas famílias informarem os dados de maneira errônea para se encaixar nos pré-requisitos do auxílio Brasil. De acordo com o próprio Tribunal de Contas da União governo Lula vai chamar um milhão de pessoas em janeiro e dois milhões de pessoas em fevereiro para comparecer ao Centro de Referência de Assistência
Social os CRAS para atualizar os dados sob o risco de bloqueio dos benefício Lembrando que para o ano que vem além dessa ideia de fazer um pente fino no programa atual do Auxílio Brasil a ideia do governo eleito é manter o valor de seiscentos reais para todos os beneficiários além de pagar um valor de reais a mais para as famílias que possuem crianças de até seis anos de idade na composição familiar.
Além disso o nome Auxílio Brasil deve dar lugar ao já conhecido Bolsa Família. O governo eleito pretende fazer essas mudanças por meio de uma proposta de emenda à constituição.
Uma PEC essa PEC for aprovada o valor destinado ao pagamento dos benefícios será equivalente a cinco vezes o orçamento do programa original que chegava a quarenta e um bilhões de reais corrigidos pela inflação. Bom pessoal resumindo é provável que o pente fi Ministério da Cidadania vá acontecer todos os meses e por isso mais uma vez ressalto pra vocês.
É importantíssimo que você mantenha os seus dados do Cadastro Único atualizados já que a análise do benefício tem o objetivo de identificar os dados falsos ou inconsistentes em todo o caso você deve procurar o CRAS mais próximo da sua residência para fazer a atualização dos dados levando os seus documentos informando a sua renda familiar corretamente evitando assim do seu benefício.