Publicidade

INSS: doenças na coluna podem garantir aposentadoria por invalidez?

 


A aposentadoria por invalidez, ou aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício previdenciário pago aos segurados do INSS que ficam impossibilitados de trabalhar de forma definitiva, por causa de uma doença ou lesão. Para ter direito a esse benefício, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter carência de 12 meses de contribuição, ter qualidade de segurado e comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.


Mas quais são as doenças na coluna que podem gerar a aposentadoria por invalidez? Segundo os especialistas, existem algumas patologias que afetam a coluna vertebral e podem causar dor, limitação de movimentos e comprometimento das funções do corpo. Essas doenças podem ser provocadas por fatores genéticos, desgaste natural, má postura, acidentes, esforço repetitivo ou excessivo, entre outros.


Algumas das doenças da coluna que podem dar direito à aposentadoria por invalidez são:


- Hérnia de disco: é uma condição em que o disco intervertebral, que fica entre as vértebras da coluna, perde sua forma original e comprime a medula espinhal ou os nervos. Isso pode causar dor, queimação, dormência e fraqueza nas costas e nos membros. A hérnia de disco pode afetar a região cervical, torácica ou lombar da coluna¹².

- Osteofitose: é a formação de osteófitos, que são pequenas expansões ósseas que se parecem com bicos de papagaio. Eles surgem em decorrência de problemas reumáticos, desidratação do disco intervertebral ou outras alterações. A osteofitose pode causar dor, rigidez e inflamação nas articulações vertebrais.

- Discopatia degenerativa: é uma doença que atinge os discos intervertebrais, que são estruturas cartilaginosas que amortecem o impacto entre as vértebras. Ela ocorre devido à perda de água e de elasticidade dos discos, que diminuem sua capacidade de movimentação e absorção de carga. A discopatia degenerativa pode causar dor, instabilidade e redução do espaço entre as vértebras.

- Protusão discal: é uma doença que também afeta os discos intervertebrais, mas nesse caso há uma distensão do anel fibroso que envolve os discos, sem que haja um rompimento das fibras. Isso provoca uma saliência do disco para fora do seu lugar normal, podendo comprimir estruturas nervosas ou ligamentares. A protusão discal pode causar dor, formigamento e alteração da sensibilidade nas costas e nos membros.

- Espondilolistese: é uma doença em que há um deslocamento anormal de uma vértebra em relação à outra. Isso pode ocorrer por causa de um defeito congênito, um trauma, um desgaste ou uma fratura. A espondilolistese pode causar dor, deformidade e comprometimento da medula espinhal ou das raízes nervosas.


Essas são algumas das doenças da coluna que podem gerar aposentadoria por invalidez no INSS, mas existem outras que também podem ser consideradas. O importante é que o segurado procure um médico especialista para fazer o diagnóstico correto e o tratamento adequado.



Railton

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem