Publicidade

Alta demanda e menos concorrência: Este é o profissional mais procurado (e bom salário) pela empresa

Em nossas palestras gratuitas, nossos especialistas ensinam como se preparar para os cargos e altos salários dos profissionais mais requisitados e das instituições mais conceituadas do mercado corporativo; Aprenda a participar.


Altos salários, empregos com propósito e vagas nas maiores instituições do mundo. Apesar de todas essas vantagens em pleno crescimento, o mercado ESG ainda luta para preencher vagas com profissionais qualificados.


A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) foi utilizada pela primeira vez no relatório Who Cares Wins ("Quem se importa ganha") elaborado pela ONU (ONU) em 2005. De fato, esse conceito indica que a lucratividade de um negócio está diretamente relacionada para a construção de empreendimentos ambientalmente e socialmente sustentáveis.


A verdade é que os investidores consideram mais fatores do que retornos e desempenho ao escolher uma empresa para investir.


Afinal, quem não preferiria investir seu dinheiro em uma empresa que preza pela boa governança, transparência, responsabilidade ambiental, prosperidade e respeito para "stakeholders" (investidores, fornecedores, clientes e sociedade)? 


Alta demanda e pouca concorrência


Essa lógica tem levado as empresas a entender que é impossível maior desenvolvimento e atração de clientes e investimentos sem priorizar as práticas ESG. Como resultado, o movimento global: as ofertas de emprego na região explodiram. De acordo com o CFA Institute, uma organização pioneira de profissionais de finanças e investimentos, havia pouco mais de 16 profissionais certificados ESG em todo o mundo em janeiro deste ano.


Enquanto isso, uma pesquisa recente no LinkedIn mostrou que já existem mais de 34 empregos disponíveis em todo o mundo. Essa demanda se deve principalmente ao crescimento do mercado nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Bloomberg, o mercado global de ativos ESG, atualmente avaliado em US$ 3 trilhões, deve chegar a US$ 53 trilhões até 2025. Association Corporate (Aberje), 95% das empresas já priorizam ESG. 


Mas o mercado não está à procura de especialistas. Nos Estados Unidos são cerca de 1, e no Brasil esse número é bem menor. Em um relatório recente analisando os perfis de 1 milhão de profissionais de investimento no LinkedIn, o CFA Institute descobriu que menos de 1% deles tinha experiência em ESG. 


Segundo a ESG Renata Faber, Head of ESG da EXAME, "Essa 'tecnologia do futuro' abre as portas para uma posição de confiança e remuneração mais alta, sem abrir mão do trabalho com propósito. É uma oportunidade de se sentir feliz trabalhando e no Ao mesmo tempo, você pode obter um bom salário por isso. Pessoas com experiência são menos propensas a perder seus empregos.”


E a recompensa segue a avaliação do mercado. Os salários estão subindo a um ritmo tremendo à medida que a demanda aumenta e a oferta de profissionais permanece a mesma. Hoje, profissionais qualificados nessa área podem ganhar entre 15 e 25 reais por mês sem décadas de experiência. 


Como dar os primeiros passos para uma carreira na ESG?


Embora "experiência prévia em ESG" não seja um requisito para começar a trabalhar neste campo, o ensino superior e a especialização neste campo são frequentemente um dos pré-requisitos.


Isso significa que, se você quiser se aprofundar e se especializar em um determinado assunto, poderá encontrar oportunidades para profissionais de diversas áreas de estudo mudarem de carreira na ESG, conquistar cargos e salários promissores e trabalhar com mais propósito e qualidade. vida de trabalho.

Railton

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem