Até onde você pode dizer a diferença entre romance e insulto?
Quando você está apaixonado, é fácil confundir amor com controle. Em muitos casos, a ansiedade pode ser disfarçada de ciúme excessivo, o que pode até criar um roteiro tóxico e abusivo para um relacionamento.
Viver o romance fictício perfeito é um sonho para muitas pessoas, mas você precisa se levantar, analisar o cenário e entender que seu parceiro pode te controlar. Nesse caso, você deve definir limites e proibir determinados itens.
Ver esses sinais de alerta e continuar o relacionamento tornará mais fácil você se perder ao longo do tempo, o que pode comprometer sua felicidade. Confira os três signos que distinguem o amor do controle.
1 - Ele brinca com você
Quando seu parceiro ri de sua roupa, ridiculariza seu físico, compara você com os outros e até acusa você de mal-entendidos, tome isso como um sinal clássico de controle. Se você despertar a dúvida dele e atacar sua auto-estima, ele poderá controlá-lo melhor. Nesse caso, sua melhor aposta é terminar o relacionamento enquanto ainda há tempo.
2 - ciúme excessivo
Estamos acostumados a ouvir que ciúme contido significa amor. Mas até onde você pode defini-lo? A possessividade está escondida por trás de muitos comportamentos "ingênuos". O próximo passo pode ser controlar a maneira como você se veste, com quem você sai, criticar você por trapacear e monitorar suas idas e vindas.
3 - Impedir que você tome decisões
Decisões conjuntas entre casais são completamente normais, inclusive desentendimentos. Mas tome cuidado a partir do momento em que algo atrapalhar! Ele pode atrapalhar o que você acha que é a decisão certa se você não concordar e, eventualmente, forçá-lo a fazer apenas a vontade dele. Nesta fase, seu parceiro cria suas próprias regras de relacionamento, dominando você como se você fosse inferior a ele.