Publicidade

É por isso que os cachorros cheiram as ‘partes íntim4s’ das pessoas

 





O olfato é uma das habilidades mais desenvolvidas dos cães. Eles usam esse sentido para interagir com o ambiente, com outros seres vivos e também com os humanos. Mas você sabe por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas? Esse comportamento pode causar estranheza e até mesmo constrangimento em algumas situações, principalmente quando recebemos alguém em nossa casa.  Muita gente não sabe, mas há uma razão para esse comportamento “curioso”. Quer descobrir mais sobre as intenções do seu pet e como o olfato dele influencia nas suas ações? A gente te explica!



Essas glândulas são o que atraem o cachorro porque elas liberam secreções (feromônios) que têm partes do citoplasma da célula e são viscosas, mas sem odor (pelo menos para o olfato humano). Ou seja, é nas áreas genital e das axilas que está a nossa “essência”, e é por isso que os cachorros - quando querem saber mais sobre alguém - logo cheiram as partes íntimas da pessoa.


De acordo com um  - o mesmo que criou um ranking de inteligência canina -, a razão pela qual os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas é a procura por informações. É comum saber que o ser humano tem glândulas sudoríparas por todo o corpo. Mas você sabia que nas regiões das axilas e genitais essas glândulas são diferentes e têm um nome específico? Elas se chamam glândulas sudoríparas apócrinas e começam a funcionar na puberdade.


Em resumo, pode-se afirmar que a razão pela qual os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas é a mesma . Afinal, é pelo faro canino que os cães conseguem saber algumas coisas sobre nós. 



Já ficou claro que o cheiro corporal que nós liberamos tem um grande impacto no . Mas você sabia que uma das informações que são transmitidas para o cachorro pelo nosso odor é o nosso estado de espírito? Pois é, é verdade: os cães conseguem perceber se estamos alegres, tristes, nervosos ou ansiosos pelos nossos feromônios. Por isso, não se surpreenda se seu cachorro um dia cheirar sua área genital sem motivo: ele só está tentando saber como você está se sentindo.



Outro aspecto relevante é que o  também pode descobrir outras informações ao cheirar nossas áreas íntimas, como: a fase menstrual das mulheres, época de ovulação, se a mulher está grávida ou amamentando e até mesmo se a pessoa fez sexo recentemente. A razão para isso é que os feromônios ficam com um odor mais intenso, espesso e diferente do normal nessas situações.



Confira outras curiosidades sobre o faro do cachorro!



1) O faro canino é super potente. Para você ter uma noção, os cães têm cerca de 200 milhões de células olfativas, enquanto os humanos têm somente 5 milhões dessas células.




2) Algumas raças, especialmente as caçadoras, têm um faro ainda melhor. Um cachorro caçador e com olfato extremamente aguçado pode ter pelo menos milhões de células olfativas, que é o que os faz ter esse sentido ainda mais aprimorado.




3) Você conhece ? Há casos de animais que conseguem reconhecer pessoas e animais a uma distância de até 2 km, mas há outros fatores que também interferem nisso, como o vento e tipo de odor.


4) Os cachorros têm um canal exclusivo dedicado ao faro canino. Isso significa que quando os cães respiram, uma parte do ar vai para os pulmões, enquanto outra parte vai para uma área responsável pelo faro.


5) A  dos cachorros é impressionante. Ou seja, alguns odores ficam guardados na memória do animal e, ao sentir aquele odor novamente, isso reativa a recordação do animal para saber se o cheiro é familiar ou não.

Railton

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem