Uma senhora de 55 anos teve que fazer um tratamento para combater uma infecção depois de se machucar gravemente nas pernas em um acidente, conforme o . A foto que ela mostrou é de arrepiar.
Ela precisou tomar minociclina e meropenem, dois antibióticos diferentes, para o tratamento. Porém, uma semana depois, começou a ter reações adversas aos medicamentos, como náuseas e um sabor desagradável na boca. O pior ainda estava por vir: sua língua se tornou preta e parecia estar coberta de pelos.
Não há motivo para alarme Essa situação pode parecer estranha, mas não é tão incomum assim; e o lado positivo é que não afeta a saúde em si. O que causou a mudança foi o crescimento de pequenas saliências chamadas papilas filiformes na superfície da língua, mas que não são responsáveis por sentir sabor, como as papilas gustativas.
O tratamento felizmente foi fácil: o medicamento foi trocado, e a senhora recebeu a orientação de cuidar bem da higiene bucal. Um mês depois não havia mais vestígio de língua preta ou de “pelos”. Que alívio!
A tonalidade preta da língua pode ter várias origens, como o consumo de certos medicamentos, o hábito de fumar, a irritação causada por antissépticos bucais e até a falta de limpeza. No caso da senhora que mostrou a foto, é provável que a minociclina tenha sido a responsável.