O Brasil é um país muito diverso e rico em cultura, história e geografia. Mas também é um país que tem alguns nomes de cidades bem curiosos e divertidos, que podem arrancar risadas de quem os escuta ou lê. Neste artigo, vamos conhecer algumas dessas cidades brasileiras com os nomes mais engraçados e suas origens.
Anta Gorda (Rio Grande do Sul)
Anta Gorda é uma cidade gaúcha com cerca de 6.200 habitantes, localizada a 190 km da capital Porto Alegre. O nome vem de uma lenda que conta que um caçador encontrou uma anta muito gorda em uma região próxima ao rio Forqueta, onde hoje fica o município. A anta teria escapado do caçador, mas deixado seu rastro na mata, que foi seguido por outros colonizadores que se estabeleceram na área.
Passa e Fica (Rio Grande do Norte)
Passa e Fica é uma cidade potiguar com cerca de 13.500 habitantes, situada a 107 km da capital Natal. O nome tem origem em uma placa que havia na entrada da cidade, que dizia: "Passa e fica, aqui se vive bem". A placa era uma forma de atrair visitantes e moradores para o local, que era uma antiga fazenda de gado.
Rolândia (Paraná)
Rolândia é uma cidade paranaense com cerca de 67.300 habitantes, localizada a 399 km da capital Curitiba. O nome é uma homenagem ao herói lendário Rolando, sobrinho de Carlos Magno, que teria lutado bravamente contra os mouros na Batalha de Roncesvales, na Espanha. O nome foi escolhido por um grupo de imigrantes alemães que fundaram a cidade em 1934, inspirados pela obra literária "A Canção de Rolando".
Sombrio (Santa Catarina)
Sombrio é uma cidade catarinense com cerca de 30.000 habitantes, localizada a 220 km da capital Florianópolis. O nome vem do rio Sombrio, que banha o município. O rio teria esse nome por causa da vegetação densa e escura que cobria suas margens, dando um aspecto sombrio ao lugar.
Pintópolis (Minas Gerais)
Pintópolis é uma cidade mineira com cerca de 7.600 habitantes, localizada a 687 km da capital Belo Horizonte. O nome é uma homenagem ao fundador da cidade, José Pinto Coelho, que era conhecido como "Pintó". Ele era um líder político e social que lutou pela emancipação do município, que antes pertencia a São Francisco.
Combinado (Tocantins)
Combinado é uma cidade tocantinense com cerca de 4.800 habitantes, localizada a 496 km da capital Palmas. O nome vem de um acordo feito entre os moradores da região para a criação do município, que antes fazia parte de Arraias. O combinado era que cada um contribuísse com uma quantia em dinheiro para a construção da sede da cidade.
Cabeça de Boi (Minas Gerais)
Cabeça de Boi é um distrito do município de Itambé do Mato Dentro, em Minas Gerais. Tem cerca de 300 habitantes e fica a 150 km da capital Belo Horizonte. O nome vem de uma pedra que tem o formato de uma cabeça de boi e que fica na entrada do distrito. A pedra é considerada um símbolo e um ponto turístico do lugar.
Cachoeira da Fumaça (Minas Gerais)
Cachoeira da Fumaça é um distrito do município de Carrancas, em Minas Gerais. Tem cerca de 500 habitantes e fica a 280 km da capital Belo Horizonte. O nome vem de uma cachoeira que tem uma queda d'água de 200 metros de altura e que produz um efeito de fumaça ao se chocar com as pedras. A cachoeira é uma das atrações naturais do distrito, que faz parte do circuito turístico da Estrada Real.
Cachoeira do Paiol (Minas Gerais)
Cachoeira do Paiol é um distrito do município de Além Paraíba, em Minas Gerais. Tem cerca de 1.000 habitantes e fica a 350 km da capital Belo Horizonte. O nome vem de uma cachoeira que fica próxima a um antigo paiol, que era um depósito de armas e munições usado na época da Guerra dos Emboabas, no século XVIII. O paiol foi destruído por uma explosão, mas a cachoeira permaneceu como uma referência do local.
Cachoeira dos Índios (Paraíba)
Cachoeira dos Índios é uma cidade paraibana com cerca de 10.000 habitantes, localizada a 485 km da capital João Pessoa. O nome vem de uma cachoeira que fica no rio Piranhas, onde os índios Cariris costumavam se banhar e pescar. A cachoeira também foi palco de confrontos entre os índios e os colonizadores portugueses, que queriam expulsá-los da região.
Cachorrinho (Pernambuco)
Cachorrinho é um distrito do município de São José do Belmonte, em Pernambuco. Tem cerca de 2.000 habitantes e fica a 470 km da capital Recife. O nome vem de uma lenda que conta que um cachorro teria salvado a vida de um padre que estava sendo atacado por um bando de cangaceiros. O cachorro teria latido e alertado os moradores, que foram socorrer o padre. Em gratidão, o padre teria construído uma capela em homenagem ao cachorro.
Caetité (Bahia)
Caetité é uma cidade baiana com cerca de 50.000 habitantes, localizada a 648 km da capital Salvador. O nome vem do tupi-guarani e significa "mata fechada". A cidade é conhecida por ser a terra natal do ex-presidente da República Anísio Teixeira, um dos pioneiros da educação no Brasil.
Cafundó (São Paulo)
Cafundó é um bairro rural do município de Salto de Pirapora, em São Paulo. Tem cerca de 300 habitantes e fica a 130 km da capital São Paulo. O nome vem de uma expressão popular que significa "lugar distante e isolado". O bairro é famoso por ter uma comunidade quilombola que preserva a cultura africana e fala uma língua própria chamada cupópia.
Caldeirão Grande do Piauí (Piauí)
Caldeirão Grande do Piauí é uma cidade piauiense com cerca de 5.000 habitantes, localizada a 410 km da capital Teresina. O nome vem de um grande buraco que existe na região, que lembra um caldeirão. O buraco teria sido formado por um meteoro que caiu no local há milhares de anos.