Um submersível que realizava uma expedição turística aos destroços do Titanic desapareceu no Atlântico com cinco pessoas a bordo, entre elas um bilionário britânico e um mergulhador francês. A Guarda Costeira de Boston, que faz as buscas pelo veículo, confirmou que não há sinais de sobreviventes e que a embarcação provavelmente sofreu uma implosão devido à alta pressão da água.
O submersível, chamado de Titan, era um dos poucos capazes de chegar aos 3.800 metros de profundidade onde estão os restos do famoso navio que naufragou em 1912. O Titan tinha capacidade para seis pessoas, incluindo o piloto, e podia permanecer submerso por até 12 horas. Ele era equipado com luzes, câmeras e braços robóticos para explorar o local.
A expedição era organizada pela empresa OceanGate Expeditions, que oferecia a experiência por US$ 125 mil por pessoa. Entre os passageiros estavam Hamish Harding, um empresário e aventureiro britânico que já havia circunavegado o mundo em um avião; Paul-Henri Nargeolet, um mergulhador e arqueólogo francês que já visitou o Titanic mais de 30 vezes; Shanzada Dawood, um empresário paquistanês que era dono de uma companhia aérea; e seu filho, Sulaiman Dawood.
O submersível partiu de um navio de apoio chamado Horizon Arctic na manhã de domingo, 18 de junho, e deveria retornar no final do dia. No entanto, ele perdeu contato com a superfície por volta das 14h e não foi mais localizado. A Guarda Costeira iniciou uma operação de resgate com aviões, helicópteros e navios, mas não encontrou nenhum vestígio do submersível ou dos tripulantes.
Segundo especialistas, a causa mais provável do acidente foi uma falha estrutural do submersível, que não resistiu à pressão da água. A essa profundidade, a pressão é cerca de 380 vezes maior do que na superfície. Uma rachadura ou uma ruptura na casca do veículo poderia ter provocado uma implosão instantânea, matando os ocupantes na hora.
"É muito improvável que eles tenham sobrevivido. A implosão é tão rápida e violenta que eles nem teriam tempo de reagir ou sentir dor. Seria como se eles desaparecessem em um piscar de olhos", disse o engenheiro naval João Carlos Jucá, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O acidente com o Titan não foi o primeiro envolvendo submersíveis em alto-mar. Em 2021, um submarino da Marinha indonésia desapareceu no Estreito de Bali com 53 tripulantes e foi encontrado dividido em três partes no fundo do mar. Em 2017, um submarino argentino sumiu no Atlântico Sul com 44 marinheiros e só foi localizado um ano depois, também implodido.
Os familiares e amigos dos tripulantes do Titan lamentaram a tragédia e prestaram homenagens nas redes sociais. Eles destacaram o espírito aventureiro e curioso dos passageiros, que buscavam conhecer um dos locais mais emblemáticos da história marítima.
"Hamish era um homem incrível, que vivia cada dia ao máximo. Ele tinha uma paixão pela exploração e pelo conhecimento. Ele morreu fazendo o que amava", escreveu sua esposa, Isabel Harding.
"Paul-Henri era um pioneiro e um apaixonado pelo Titanic. Ele dedicou sua vida a estudar e preservar esse patrimônio. Ele nos deixou um legado inestimável", disse seu colega e amigo, Robert Ballard, o oceanógrafo que descobriu o Titanic em 1985.
"Shanzada e Sulaiman eram pai e filho inseparáveis, que compartilhavam o amor pela aventura e pela natureza. Eles tinham um sonho de ver o Titanic de perto e realizaram esse sonho juntos", afirmou sua família em um comunicado.
A OceanGate Expeditions, por sua vez, expressou sua tristeza e solidariedade aos familiares e amigos dos tripulantes. A empresa disse que está colaborando com as autoridades para investigar as causas do acidente e que suspendeu todas as suas operações até segunda ordem.
"Estamos profundamente abalados com essa tragédia, que tirou a vida de cinco pessoas extraordinárias. Eles eram exploradores, cientistas, aventureiros e sonhadores. Eles faziam parte da nossa família e da nossa missão de explorar os oceanos. Eles serão sempre lembrados e honrados", declarou Stockton Rush, fundador e presidente da OceanGate Expeditions.