Publicidade

Você sabia: Maçã, morango e caju não são frutas; Saiba o motivo

 



Maçã, morango e caju são alimentos saborosos e nutritivos que fazem parte da dieta de muitas pessoas. Mas você sabia que, do ponto de vista botânico, eles não são frutas?

Para ser considerada uma fruta, uma planta precisa ter um ovário que se desenvolve em um ovário maduro, que contém sementes. No caso da maçã, do morango e do caju, a parte carnosa que consumimos não é o ovário da flor, mas sim outras estruturas da planta.

Maçã

A maçã é um pseudofruto, pois a parte carnosa é composta pelo receptáculo floral, que é a base da flor. As sementes da maçã estão localizadas no centro do fruto, no interior do que chamamos de "caroço".

Morango

O morango também é um pseudofruto. A parte carnosa é composta por uma estrutura chamada de "infrutescência", que é formada por vários pequenos frutos chamados de aquênios. Os aquênios são as "sementinhas" que ficam na polpa do morango.

Caju

O caju é um fruto, mas o fruto verdadeiro é a castanha, que é a parte que consumimos. A parte carnosa, que chamamos de "casca do caju", é na verdade o pedúnculo floral, que é a parte que sustenta a flor.

Essas curiosidades podem surpreender muitas pessoas, mas é importante lembrar que o termo "fruta" tem dois significados: um científico e um popular. No sentido popular, fruta é qualquer alimento que seja doce e comestível. Já no sentido científico, fruta é um fruto verdadeiro, ou seja, um ovário maduro que contém sementes.

Apesar de não serem frutas verdadeiras, maçã, morango e caju são alimentos nutritivos e saborosos que podem ser consumidos com frequência.

Railton

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem