Você pode evitar os riscos ao comprar bitcoin? e outros produtos). No entanto, é impossível saber se essas empresas conseguirão recuperar seus ativos após a falência. Os processos de falência costumam ser burocráticos, demorados e sujeitos a incertezas. Você deve revisar o patrimônio de seu corretor e classificar as preferências de seus credores, ou seja, listar quem receberá os bens de seu patrimônio em primeiro e último lugar.
Nesses casos, é comum que apenas o primeiro credor a recuperar os bens e os restantes credores da lista a nada receber. Quando isso acontece, existe um risco de outras empresas também irem à falência com o prejuízo. Este é o "contágio" que ocorre quando a falência de uma empresa cria um "efeito dominó" que derruba outras.
Qual é o tamanho do problema?
Sua Coindesk no portal de notícias agora tem acesso aos documentos do processo de falência nos Estados Unidos. De acordo com o site, FTX deve dinheiro para cerca de 1 milhão de clientes, entre usuários comuns e grandes corporações.
Com isso em mente, a corretora está estima-se que deva mais de US$ 3 bilhões a seus maiores 50 credores. Não podemos nomear todas as empresas, mas temos vários clientes que depositaram mais de US$ 100 milhões de seus ativos na FTX.
As empresas atingidas pela crise incluem Alameda Research, o braço de investimento da FTX. Genesis Global Capital, que fornece empréstimos em criptomoeda. Sino Global Capital, uma empresa de investimentos. Genesis Block, uma empresa de comércio de criptomoedas. Acima de tudo, Gemini, uma bolsa de criptomoedas americana.
Criptomoedas e ações sangram durante a crise
Medos de contágio generalizam crise de confiança nos mercados de criptomoedas. Com o futuro dos principais players do setor incerto, alguns investidores em criptomoedas estão transferindo seus recursos para produtos mais voláteis.
Como um resultado, Bitcoin, Ethereum e outros criptoativos acumularam perdas consideráveis em sua primeira semana de baixa desde que a crise do FTX chegou às manchetes no início de novembro. Além disso, projetos patrocinados ou apoiados pela FTX, como FTT, SOL, SRM e RAY, podem ser ainda mais voláteis.
A crise também afetou indiretamente empresas de capital aberto na indústria de criptomoedas. As ações da corretora Coinbase atingiram uma baixa histórica esta semana, enquanto as ações da MicroStrategy, Riot Blockchain e Marathon Digital todas caíram acentuadamente.
Neste momento, recomenda-se agir com cautela e evitar contribuições que coloquem em risco grandes parcelas da carteira. Por outro lado, momentos de baixa podem interessar a investidores de longo prazo que desejam entrar ou expandir suas posições em criptomoedas.