Algumas moedas e cédulas específicas são muito procuradas por colecionadores há algum tempo por serem raras ou importantes na história do país. No entanto, o incidente se tornou viral depois que um perfil no aplicativo TikTok mencionou uma moeda de 25 centavos no valor de 3.000 reais.
A moeda em questão tem um erro de impressão conhecido como uma "mula" com o anverso de uma moeda de cinquenta centavos. Ou seja, na face da coroa, onde está localizado o número da moeda, está correta a face valor de uma moeda antiga com denominação de 0,25 reais e um hexágono .
No entanto, a face da face está impressa incorretamente. Assim, no reverso da moeda, a imagem é representada no lado direito e listras e folhas sobrepostas no lado esquerdo. Graças a essas características, a moeda de 25 centavos tem um valor de venda de até 3.000 reais para colecionadores. Porém, esse valor pode variar de acordo com o estado do produto e as condições de pagamento aceitas pelo vendedor e pelo comprador.
As moedas valem até 10.000 reais
Além do moeda real de 0,25, outra moeda muito popular é a moeda de 1 real com a letra P emitida em 1998. Nesse caso, o banco central lançou a série de testes antes do lançamento do novo token, conhecido como “prova de cunho”. Ao mesmo tempo, as moedas são emitidas com a letra "P" para distingui-las das moedas comuns, para confirmar a qualidade da novidade.
Mas em 1998, o banco central perdeu muitas dessas moedas e acidentalmente circulou no mercado. Assim, o P selo vale pouco menos que uma moeda, proporcionando aos colecionadores itens que chegam a R$ 10 mil. Finalmente, outro modelo que ficou famoso por a popularização do TikTok é a 1 moeda física emitida em 2014.
No entanto, não há nenhuma anomalia ou erro tipográfico nesta moeda. No entanto, os colecionadores pagam cerca de R$ 45 por moedas encontradas em um estado conhecido como "flor de cuno". Nesse estado, as moedas não foram emitidas e não foram usadas.